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BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA IDOSOSPostado: 15/01/2018


Praticar atividades físicas traz inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades. Como vimos em um blog anterior, o treinamento funcional tem ganhando muitos adeptos e, qualquer pessoa pode praticar, incluindo as pessoas da terceira idade. 
Claro que os exercícios funcionais devem ser adaptados para os idosos, mas mesmo assim, eles podem sentir seus benefícios. Vejamos alguns deles:
• Força e resistência: O treinamento funcional proporciona uma serie de desafios intensos, promovendo o aumento da resistência e da força dos idosos.
• Habilidade aeróbica: Como o treinamento funcional está relacionado às condições do sistema esquelético e muscular, melhora a habilidade aeróbica.
• Hipertrofia e potencia dos músculos: Os exercícios trabalham de maneira eficaz os padrões de circulação e movimentos em varias velocidades, fazendo com que os músculos respondam à atividade. 
• Tecido ósseo: O treino funcional pode melhorar quadros de osteopenia. 
• Aumento do nível de atividade física espontânea.
• Melhora a sinergia motora das reações posturais, principalmente da coluna vertebral.
• Melhora os reflexos, a coordenação e o equilíbrio estático e dinâmico.
• Ajuda na manutenção e prevenção de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, etc. 
• Mantém o peso corporal.
• Trabalha e incrementa a flexibilidade.
• Melhora a mobilidade.
• Melhora a ingestão alimentar.
• Desenvolvimento da consciência sinestésica e do controle corporal.
• Diminui o risco de doença cardiovascular.
• Diminuição da incidência de lesão.
• Diminuição da depressão.
• Melhora a lateralidade corporal.
O treinamento funcional para pessoas da terceira idade tem por objetivo resgatar a capacidade de movimento do idoso, contribuindo para o alivio e controle das dores. Isso porque ao treinar os movimentos da vida diária, o idoso está preparado para enfrentar os desafios do dia a dia, fornecendo autonomia para um envelhecimento saudável.
O treinamento funcional é muito bom para pessoas de todas as idades. Ele é ótimo para a mente e o corpo das pessoas da terceira idade!
Mas vale lembrar que antes de começar qualquer atividade física é bom consultar um medico especializado. Assim poderá fazer os exercícios sem nenhuma preocupação!
 


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