Blog do Gorila

ESTRESSE E NOSSA VIDA Postado: 18/12/2017


Devido à correria do dia a dia, o estresse é nosso fiel companheiro. Afinal quem nunca se sentiu estressado?
O estresse é uma reação natural do nosso corpo quando temos que lidar com situações que exigem esforço emocional ou físico. É como um recurso de sobrevivência
O problema está justamente na pressão que vivemos. Porque quanto maior o período que passamos por pressão, mais nosso corpo sofre com os efeitos do estresse.
Que efeitos são esses? Respiração irregular, frequência cardíaca acelerada, aumento da circulação nos músculos, etc. Tecnicamente, podemos dividir o estresse em quatro fases. 
Fase de alerta: é a fase boa, pois produzimos adrenalina e assim temos energia para reagir à situação.  Começa a tensão ou dor muscular, inquietação, ansiedade, problemas na pele.
Fase de resistência: aparecem sintomas de muito cansaço e dificuldades com a memoria. 
Fase de quase exaustão: dificuldades de concentração e memorização, cansaço mental, desânimo, queda de cabelo, problemas gástricos, ganho ou perda de peso, queda na qualidade de vida da pessoa.
Fase de exaustão: a pessoa dorme pouco, acorda extremamente cansada, não consegue trabalhar ou estudar, foge dos amigos. Esse ciclo dá margem para doenças bem sérias, como pressão alta, diabetes, depressão, enfarte, entre outras.
Pesquisas científicas comprovaram que a pratica regular de exercícios físicos é uma das principais formas de controlar e combater o estresse
Quando realizado regularmente, a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para o corpo todo: melhora a capacidade respiratória, a circulação sanguínea, controla o peso corporal e diminui os níveis de glicose e colesterol.
Além disso, estudos confirmam que 30 minutos diários de exercícios físicos regulares aumentam a produção de hormônios que estimulam o prazer. Esses hormônios aumentam a sensação de bem estar, relaxam a musculatura corporal e controlam a ansiedade. Sem mencionar que melhoram o humor e ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e depressão
Os exercícios físicos também são uteis no combate do estresse porque ajudam a controlar a pressão sanguínea. Dessa forma, o organismo tem mais facilidade para reduzir a força do fluxo sanguíneo que está dentro dos vasos sanguíneos.
Está se sentindo estressado? Comece logo a praticar exercícios. Escolha uma atividade física que você goste! 
 


Leia Também



Comentários