Blog do Gorila

SONO E ATIVIDADE FÍSICAPostado: 05/12/2017


Quando pensamos numa excelente noite de sono, é normal imaginar um ambiente relaxante e uma cama bem confortável.  Essas são coisas importantes, mas e os exercícios físicos?
Sono e atividade física são dois hábitos são extremamente importantes para nossa saúde, e deve se manter o equilíbrio entre eles. Como conseguir isso?
Quando dormimos bem, entre 7 a 8 horas diárias, o metabolismo funciona melhor e isso reflete no efeito que os exercícios físicos terão. O resultado será uma perda de gordura maior e mais precisão dos movimentos durante a prática da atividade física. 
Mas o contrario também é verdade. Quando temos uma rotina de atividades físicas, isso se reflete na melhora da qualidade do sono. A atividade física libera hormônios que beneficiam e muito nossa saúde. Esses hormônios aumentam o período do sono, proporcionam a sensação de prazer e ajudam a emagrecer. 
Quem dorme menos que o recomendado, pode apresentar sintomas de depressão, é mais agitado, sente mais cansaço durante o dia e tem redução da memoria. Manter um período regular de sono, melhora a síntese de proteínas e as funções cognitivas, permite um ciclo de vida mais saudável e deixa a pessoa mais preparada para o esporte.
Mas para ter benefícios no sono, não são recomendadas atividades físicas estimulantes próximas ao horário de dormir. O recomendado é realizar os exercícios até no máximo 4 horas antes de dormir.
Quem incorpora atividades físicas em sua rotina consegue relaxar melhor, dorme mais rápido e tem um sono mais profundo. Outros benefícios são concentração melhor, melhora na qualidade de vida e melhor rendimento nas atividades diárias.
Um dos motivos do sedentarismo é a falta de tempo. Temos uma vida realmente corrida. Por isso, pode-se começar aos poucos. Cerca de 30 minutos diários de atividades físicas já permitem sentir grandes benefícios na saúde e no sono.
Quer uma ótima noite de sono? Não deixe para depois. Incorpore exercícios físicos em sua rotina!
 


Leia Também



Comentários