Blog do Gorila

EXERCÍCIOS FÍSICOS E O CICLO MENSTRUALPostado: 27/11/2017


As mulheres precisam de mais cuidados e preocupações quando o assunto é a pratica de exercícios físicos, quando comparadas ao homem. O motivo disso são as alterações hormonais que as mulheres sofrem todos os meses. 
O ciclo menstrual se divide em três fases: fase folicular, fase ovulatória e fase luteínica. Esse ciclo tem uma duração media de 28 dias. Os dois principais hormônios femininos – progesterona e estrogênio- estão intensamente envolvidos nessas fases.
As mulheres precisam dar atenção à intensidade e quantidade de atividade física. O motivo é que afeta a saúde feminina. Em geral exercícios em intensidades normais não afetam o ciclo menstrual. 
Mas mulheres atletas, que praticam treinos de alta intensidade e que desconsideram esse fato desenvolvem a Tríade da Mulher Atleta. Essa síndrome se caracteriza por desordens alimentares, disfunções menstruais e debilidade nos ossos. 
Quando a mulher se encontra na fase luteínica, apresenta um risco maior de lesões articulares, devido à elevação no nível de produção dos hormônios. Por isso, durante esse período deve evitar exercícios que causam stress articular e que tenham elevada amplitude. 
Isso quer dizer que, não se pode fazer nenhum tipo de exercício durante a menstruação? Não.  Fisiologicamente falando, não há nada que impeça os treinos. Apenas durante esse período, é bom a mulher dar uma atenção especial para evitar hemorragias e desconfortos.
Cada mulher é única, mas sabemos que a pratica regular de exercícios melhora a produção hormonal
Por isso, sempre conte com o auxilio de um profissional. Além de te ajudar a programar os treinos de acordo com o período do mês, vai te auxiliar a chegar ao resultado esperado!
 


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