Blog do Gorila

PROGESTERONA: O QUE É? PRA QUE SERVE?Postado: 09/11/2017


Todos os meses, as mulheres sofrem os efeitos das alterações hormonais que preparam o corpo para uma possível gestação. Entre os sintomas estão possíveis enxaquecas, vontade de comer doces, mudanças de humor e irritabilidade. Um dos hormônios responsáveis por todo esse processo é a progesterona.
A progesterona começa a ser produzido a partir da puberdade. É um hormônio produzido pelos ovários, sendo responsável por regular o ciclo menstrual e preparar o útero para receber o ovulo fecundado. 
Em geral, os níveis de progesterona aumentam após a ovulação até a gravidez, ajudando o corpo a evitar o aborto. Mas caso não exista uma gravidez, os ovários param de produzir a progesterona, destruindo o revestimento do útero, sendo eliminado naturalmente através da menstruação.
Quais são os benefícios da progesterona?
Reduz os sintomas de depressão pós-parto, protege contra cistos mamários, melhora o desempenho do hormônio tireoidiano, normaliza a coagulação do sangue, normaliza os níveis de zinco e cobre, restaura os níveis de oxigenação das células, previne o câncer de endométrio e de mama.
Mas quando uma mulher tem os níveis de progesterona baixos, pode ter problemas para engravidar ou tem maior risco de sofrer aborto. Infelizmente, os efeitos não são sentidos apenas em mulheres que desejam engravidar, outros sintomas são: sangramento menstrual intenso ou interrupção do ciclo, endometriose, diminuição da libido, enxaquecas, ressecamento da pele e queda de cabelo.
Assim sabemos que manter os níveis de progesterona normais é essencial para o corpo.  Nesse sentido a atividade física pode ser de ajuda? Sim.
Quando se mantém uma rotina regular de 30 minutos é possível melhorar os níveis de progesterona. Ser uma mulher fisicamente ativa é o segredo para ter inúmeros benefícios à saúde, inclusive regular os níveis de progesterona.
 


Leia Também



Comentários