Blog do Gorila

SUPLEMENTOS ALIMENTARESPostado: 12/10/2017


Os suplementos alimentares estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. O que são? Para que servem? Como consumir?
Os suplementos alimentares são nutrientes ou alimentos isolados, utilizados para aumentar o rendimento físico e complementar à dieta diária. São constituídos por fontes concentradas de substancias como minerais, fibras, vitaminas, proteínas, ácidos graxos, aminoácidos, enzimas, carotenoides, ervas e extratos, entre outros. 
Podem ser encontrados na forma líquida, sólida, tabletes, comprimidos, granulados, em pastilhas mastigáveis ou pó. Existem vários tipos de suplementos alimentares, com objetivos e indicações diferentes. Vejamos alguns:
Suplementos proteicos: para ganhar massa muscular
Suplementos antioxidantes: previnem o envelhecimento
Suplementos energéticos ou de carboidratos
Suplementos hipercalóricos: para engordar
Suplemento hormonal: regulariza o sistema hormonal
Suplementos aminoácidos
Suplementos de vitaminas e minerais
Suplementos termogênicos: para emagrecer
Suplementos repositores hidroeletrolíticos
Os suplementos ajudam na reposição de vitaminas, minerais, e demais nutrientes, podendo ser consumidos para prevenir e tratar doenças, e suprir a falta de apetite. Também ajudam a melhorar o desempenho e performance de quem pratica atividade física. 
É importante lembrar que servem para complementar a alimentação saudável e não como substituição, devendo ser utilizados sob a indicação de um médico ou nutricionista. 
A dose e o tipo de suplemento devem ser indicados por um profissional, já que o excesso de substancias ou vitaminas podem prejudicar os rins e fígado. Mas quando indicados por um profissional, é seguro e garante o objetivo esperado.
Se é necessário um profissional para indicar a dosagem do suplemento, é  importante também buscar um profissional para prescrever um programa de exercícios adequados. Com essas ajudadas, o objetivo será alcançado. 
 


Leia Também



Comentários