Blog do Gorila

Exercícios físicos para mulheres


Cada vez mais as mulheres estão presentes nas academias. Esse aumento está relacionado não só à vontade de ter um corpo bonito como também ao desejo de manter uma vida saudável.

Segundo o personal trainer Fábio Salutar, o treinamento com pesos (musculação) é baseado em evidências empíricas e no estudo científico.

Nos últimos anos muitos estudos demonstraram os efeitos positivos para a saúde e para o crescimento muscular produzidos por um treino de força bem planejado e executado, com a finalidade de oferecer a melhor ciência para a tomada de decisão nesse campo.

Muitas dúvidas acabam surgindo principalmente sobre quais resultados podem ser obtidos. E é aí que o personal trainer entra em ação. A diferença fundamental do treinamento personalizado para mulheres está em responder de forma criteriosa quaisquer perguntas, como:

• Que tipo de treino produz maior ganho de massa muscular nas pernas? 
• Malhar na adolescência impede o crescimento da garota? 
• Alongamento precisa ser feito sempre antes de começar a treinar ou depois? 
• Mulher que levanta muito peso vai ficar “bombada”?
• Abdominais exterminam a gordura abdominal? 
• Quanto mais suor, mais emagrecimento? 
• Treinar em jejum emagrece? 
• Musculação para mulheres deve ter carga baixa e diversas repetições? 
• Mulheres acumulam mais gordura na coxa e no quadril? 
• Suplemento ajuda a aumentar a massa muscular? 
• Qual a melhor alimentação para ganhar massa muscular? 
• Correr deixa os seios flácidos?

“Dentre esses questionamentos e tantos outros que não foram citados, eu, como especialista na área, recomendo sempre que toda mulher que deseja ficar com um corpo lindo deve passar na sala de musculação e optar por grupos musculares específicos, como o enrijecimento de áreas dos glúteos, pernas, abdômen e o tríceps braquial, contudo essa característica não deve ser regra”, destaca Fábio.

Todas as outras modalidades de atividade física derivam da musculação, como o treinamento funcional, pilates, hidroginástica, crossfit, entre tantos outros que aparecem e desaparecem.

“No meu ponto de vista, todos são válidos, e o que muda sempre é a questão volume/ intensidade, pois musculação nada mais é que músculo em ação, seja com cargas baixas ou extremas, tudo depende da real necessidade para que se possa planejar o melhor programa de atividade física, seja para o benefício da qualidade de vida da estética ou atividade de alta performance”, afirma o profissional.

Ainda segundo ele, em um programa de exercício físico ideal deve-se contar com o auxílio de vários profissionais em diversos serviços. Entre os quais estão:

• Avaliação antropométrica (professor de Educação Física devidamente registrado no CREF; personal trainer); 
• Avaliação física com eletrocardiograma de esforço (médico cardiologista); 
• Avaliação nutricional (nutricionista); 
• Outros casos mais específicos (médico ortopedista, fisioterapeuta, e psicólogo).

 

 

Se você, mulher, estiver preocupada com sua saúde e sua estética, faça parte do time das pessoas que estão tendo resultado agora, lembrando que \"mulher é um ser humano com taxas hormonais variáveis, o profissional envolvido deve estar atento. Preze pela sua qualidade de vida\".

 

Publicado originalmente na Revista 100 Fronteiras (#133 - Out/2016).



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